quinta-feira, 24 de maio de 2012

"QUESTIONE OU ADORE!" ( Jó 3:1,2,10 )

"Finalmente Jó quebrou o silêncio e amaldiçoou o dia do seu nascimento. Jó disse: 'Maldito o dia em que nasci! Maldita a noite em que disseram: Já nasceu! É homem!"...


A história de Jó com certeza é um episódio muito conhecido, onde vemos a saga de um homem que sofreu além dos limites que um ser humano é capaz de suportar. Uma história de 'dor', de 'prejuízos', de uma profunda 'calamidade' em sua vida.
Hoje depois de tantos e tantos séculos após este ocorrido, essa história ainda está viva na nossa mente, nos fazendo rever e meditar o nosso comportamento diante das lutas que enfrentamos diariamente em nosso tempo.
Normalmente Jó é identificado 'pelos pregadores' como um homem absolutamente de fé, um exemplo de fé e coragem diante do sofrimento. Mas se olharmos com atenção a este trecho do texto em epigrafe, veremos que na verdade Jó age como qualquer homem agiria diante de uma situação como a que ele enfrentou, imagine você! na pele dele! de uma hora pra outra, ele perde tudo! e de quebra fica doente, tornando-se uma espécie de zumbi ( morto vivo ) e mal cheiroso. ou seja, 'ele murmurou!'... 
Aqui ele literalmente se queixa, desabafa seu coração confuso por vivenciar aquela situação, uma vez que ele sempre foi fiel ao seu Deus.
Como podemos ver, ele com certeza ainda é um exemplo de fé, mas não podemos esquecer, que ele também era 'homem' como eu e você, sujeito as nossas emoções humana. E é nesse momento, levado pela sua emoção humana, ele blasfema e mal diz o dia do seu nascimento.
Quantas vezes passamos por situações idênticas a de Jó. Conheci uma família de empresários que viveu um tempo glorioso de fartura financeira, mas ouve uma mudança no regime financeiro no nosso país, em que as poupanças foram confiscadas, nesse tempo além dessas pessoas, muitas e muitas famílias perderam sua fonte de renda ( rendimentos da poupança ) e muitos faliram inclusive essa família que conhecia.
Assim acontece conosco a todo tempo, estamos bem, num mar de calmaria e de repente vem um temporal pra tirar nossa paz, com o objetivo de tirar nosso sono, tirar nossa fé, nos levar a agir como Jó naquele momento de insensatez espiritual ( porém lógica ), e nos afastar de Deus nos convencendo de que não adianta  servir a Deus se estamos em tamanha dificuldade?
Só pra lembra meu querido(a) a Bíblia em momento algum nos isenta dos problemas, pelo contrário, ela diz: " que no mundo teremos aflições" ( João 16:33 ), mas Jesus nos consola dizendo: "mas tenham bom ânimo eu venci o mundo". Aleluia!!!!!  Jesus está do nosso lado querido!!!
Felizmente aquele desabafo de Jó, foi momentâneo pois a sua fé inabalável logo o levaria a ver com os seus olhos espirituais, quão grande era o Senhor na sua vida. No capítulo 42:5 lemos o seguinte: "Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos."  Toda aquela experiencia aparentemente negativa, o levou a uma grande 'virada' na sua vida como podemos ver no verso 10 onde está escrito: "Depois que acabou Jó de orar pelos seus três amigos, o Senhor fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes". No versículo 12 diz assim: " A Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas, também foi pai de sete filhos  e três filhas..."
questionou, mas nunca deixou de adorar a Deus, por isso,  ' ele um dia viveu uma virada e o Senhor o abençoou! aleluia!!
 Eu quero nessa mensagem profetizar sobre a sua vida e sobre a minha também, uma 'tremenda VIRADA!!! de Deus. Mas para que isso aconteça, nunca deixe de ADORAR!
Adore na fartura mas também o adore quando tudo parece perdido, e o Senhor honrara a sua fé.
Graça e paz!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário