quinta-feira, 7 de junho de 2012

"TUDO COOPERA PARA O BEM DOS QUE CONHECEM A DEUS" ( Gênesis 45:3-8 )

A história de José do Egito é um dos grandes épicos da Bíblia, que nos revela relevantes ensinamentos, como também nos revela um 'Deus' que tudo faz, para o bem dos que o conhecem como seu Deus.
Que diria?  aquele  jovem rapaz hebreu com seus 17 anos , filho de Jacó - mas um rapaz especial - talvez na concepção de muitos pregadores, ele tenha sido um filho privilegiado por seu pai, que o amava de forma especial, o que causou um certa instabilidade entre seus irmãos mais velhos.
Mas esse jovem, se destacou na verdade pela sua fé em Deus, sua fé ficaria ainda mais evidente, mais adiante no curso da sua história.
Ele foi vítima da ação furtiva  dos seus irmãos, que o venderam para um certo mercador itinerante, e levado para o Egito a fim de ser vendido como escravo. E de lá, ele nunca mais ele voltaria para casa.
Ao longo dos 'treze anos'seguinte , José amargou um dia-a-dia de grandes tormentas; era como se ele estivesse em alto mar a deriva, enfrentando grandes temporais sofrendo e sem saída. Embora (humanamente falando) ele certamente não compreendia os motivos de tantas 'provações', ele nem por isso, deixou de lado sua fé. Sua casa espiritual estava literalmente construída sobre a 'rocha; isto ficou patente quando ele resistiu aos encantos, da sua sedutora 'senhora', que o tentou sexualmente, mas suas convicções foram mais fortes. A sua fé ,ainda que fisicamente fragilizada pelas lutas, mas o seu espírito estava fortalecido no Senhor.
José foi traído ( pelos irmãos ); vendido e feito escravo numa terra estranha; foi tentado; injustamente preso por três anos, e seu sofrimento durou cerca de treze anos, mas aos trinta anos de idade, aquele 'estrangeiro' - uma vez que ele não era egípcio - foi elevado a mais alta honraria daquele país. Tornou-se o segundo logo após ao 'faraó'.
Agora sim! esse moço compreende as várias coisas difíceis pelas quais ele passou. Antes ele não entendia, mas agora, é claro como o sol diante dos seus olhos. O que antes poderia ser motivo de murmuração, agora ele entende que durante todo o tempo, desde a tramoia sofrida pelos seus irmãos, os treze anos de escravidão e como prisioneiro, o tempo todo era "Deus" trabalhando, para que o seu propósito fosse cumprido.
E essa verdade ele mesmo diz aos seus irmãos que foram ao Egito e estavam atônitos diante dele: (v.5) "- Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi pra salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês.".. (v8) "- Portanto, não foram vocês que me mandaram pra cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei. Eu tomo conta do palácio dele e sou o seu governador de todo o Egito".
Aqui amados, eu aprendo muitas coisas importantes, mas destaco um dos ensinamentos: 'Nossas lutas e tribulações, são muitas vezes um período de aprendizagem, pra que os propósitos de Deus venha a se cumprir. O ouro para que ele se torne puro, é necessário que ele passe pelo 'fogo'; assim somos nós também. Deus tem coisas grandes pra nós, por isso Ele permite que enfrentemos vez e outra, situações que nós mesmos não entendemos o por que? mas no tempo certo, assim como foi com José, tudo nos será revelado, e o nome de Jesus será glorificado.
Não se deixe abater pelo que você está enfrentando, Deus está no controle! Nada acontece sem sua permissão, tudo tem um propósito e um dia você entenderá qual o propósito de Deus no seu sofrimento.
Fique firme, busque sempre o fortalecimento do Espírito Santo em sua vida. 
José alcançou vitória, porque nunca deixou de crer no seu Deus.
Ele entendeu, 'que tudo coopera para o bem daqueles que conhecem a Deus'.
Fique com essa palavra e que Deus te abençoe minha querida(o).
Graça e paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário